Operacionalização da definição de função: um processo desencadeador da aprendizagem significativa do conceito de função
Resumo
Neste artigo, discute-se a importância da definição de função para a aprendizagem significativa do conceito de função. A articulação das múltiplas representações desse conceito possibilita sua apreensão, por isso favorecer a articulação torna-se fundamental. Acredita-se que, para alcançar a articulação, as definições são indispensáveis, já que elas propiciam formas de raciocínio que as tornam úteis como elementos de ligação das demais representações. Não estamos nos referindo ao simples ato de enunciar uma definição, mas sim ao processo no qual o aprendiz a utiliza conscientemente para interpretar situações pautadas em relações funcionais, processo que chamamos de operacionalização da definição de função. Assim, o presente trabalho norteia-se pela seguinte questão de pesquisa: Como a operacionalização da definição de função, admitida como elemento didático-metodológico, pode favorecer a aprendizagem significativa do conceito de função? Para verificarmos a hipótese de que a operacionalização facilita a articulação, e esta, por sua vez, viabiliza a aprendizagem significativa, aplicamos três sequências didáticas, baseadas em aspectos favorecedores da operacionalização. Vinte alunos de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Manaus-AM foram envolvidos. Os resultados, oriundos da confrontação entre as análises a priori e a posteriori, uma das fases da Engenharia Didática, metodologia de pesquisa adotada, sugerem benefícios à aprendizagem, que se devem à evolução do uso da definição: de uma definição inerte, abandonada de qualquer raciocínio logo após enunciada, para uma definição operacional, utilizada como fonte orientadora do pensamento funcional. Conclui-se que uma definição operacional pode ser vista como um elemento desencadeador do processo de aprendizagem significativa do conceito de função.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/rbect.v12n3.7286
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