Um estudo das representações semióticas de função via uma atividade de modelagem matemática
Resumo
Esse estudo teve como objetivo verificar como os alunos lidam com os diferentes registros de representação semiótica do objeto matemático função, por meio de uma atividade de modelagem matemática cujo tema foi a produção de carvão vegetal. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo e utilizou como instrumentos de produção de dados os registros escritos dos alunos, os diários de bordo dos pesquisadores e as gravações em áudio. A investigação contou, principalmente, com apoio teórico das ideias de Duval para a fundamentação das representações semióticas. Os resultados indicaram que os participantes apresentaram dificuldades em transitar de um registro de representação semiótica a outro e de efetuar as transformações no interior do mesmo registro, indicando que o conceito de função não foi bem compreendido. Além disso, observamos que, de um modo geral, os alunos envolvidos nessa pesquisa ainda distanciam a matemática do mundo real, dissociam a realização da tarefa e o seu sentido e têm dificuldades para transferir/aplicar conteúdos já estudados para novos contextos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v11n3.6968
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.