O uso de textos de divulgação científica em atividades didáticas: uma revisão
Resumo
Neste artigo apresentamos um levantamento de trabalhos desenvolvidos na área de ensino de ciências que reportam o uso de textos de divulgação científica (TDC) em atividades didáticas aplicadas em sala de aula do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A pesquisa, do tipo estado da arte, foi realizada nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e em periódicos nacionais da área de Ensino de Ciências, abrangendo um período de 20 anos. Analisamos nos trabalhos os seguintes aspectos: contextos de aplicação das atividades (nível de ensino, disciplina); objetivos didáticos das atividades; tipos de TDC utilizados; estratégias usadas; e principais contribuições das atividades destacadas pelos autores. Observamos que a maioria das atividades didáticas usa textos de revistas de divulgação científica, adotando principalmente leitura e discussão como estratégias didáticas e estimulando habilidades de leitura, argumentação e aprendizagem de conceitos científicos
Palavras-chave
Texto de divulgação científica; Atividade didática; Revisão bibliográfica
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v11n3.6002
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.