Os mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática no Brasil: um tema pouco explorado na literatura
Resumo
Neste artigo apresentamos uma revisão da produção acadêmica sobre os Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências e Matemática (MPECM). Para tal, examinamos, em acervos digitais, todo material publicado na última década em 20 periódicos nacionais e internacionais e no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Dentro do grande volume de textos consultados, nossos achados sobre o MPECM foram de 33 publicações, indicando que o tema ainda é pouco explorado na literatura. A presente revisão foi importante para identificarmos as tendências em estudos que caracterizam os trabalhos de conclusão produzidos nos MPECM e em investigações sobre cursos específicos de Física e Matemática, mas não sobre cursos de Biologia e Química. Por outro lado, notadamente, há uma ausência de pesquisas sobre as diretrizes e os currículos dos MPECM, sobre os recentes programas em Rede Nacional e sobre o papel do MPECM como política pública de formação continuada de professores.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v10n2.4386
Direitos autorais 2017 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.