Análise iconográfica do tópico evolução biológica em livros didáticos de biologia para o ensino médio

Guilherme Kunde Braunstein, Marcelo Leandro Eichler

Resumo


Considerando os livros didáticos um bom reflexo dos currículos escolares e a evolução biológica o eixo central da biologia, realizou-se por meio desse trabalho a análise do uso de desenhos, de infográficos e de diagramas e dos seus importantes papeis como mediadores do ensino e da aprendizagem do tema evolução biológica. Sendo isso feito por meio de uma análise iconográfica desse assunto em livros de biologia de ensino médio de autores com obras aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2012). A partir dessa análise, verificou-se que os livros apresentam poucas descrições e explicações sobre como  diagramas e cladogramas devem ser lidos ou interpretados. Também se observou a preferência dos autores por diagramas que podem ser considerados de difícil compreensão. Apesar disso, pode-se notar que os autores têm apresentado diferentes modificações desses diagramas, melhorando-os, o que tem permitido uma melhor interpretação dos diagramas evolutivos.


Palavras-chave


Livros didáticos; Análise iconográfica; Evolução; Cladograma

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v10n2.3005

Direitos autorais 2017 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr