Análise iconográfica do tópico evolução biológica em livros didáticos de biologia para o ensino médio
Resumo
Considerando os livros didáticos um bom reflexo dos currículos escolares e a evolução biológica o eixo central da biologia, realizou-se por meio desse trabalho a análise do uso de desenhos, de infográficos e de diagramas e dos seus importantes papeis como mediadores do ensino e da aprendizagem do tema evolução biológica. Sendo isso feito por meio de uma análise iconográfica desse assunto em livros de biologia de ensino médio de autores com obras aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2012). A partir dessa análise, verificou-se que os livros apresentam poucas descrições e explicações sobre como diagramas e cladogramas devem ser lidos ou interpretados. Também se observou a preferência dos autores por diagramas que podem ser considerados de difícil compreensão. Apesar disso, pode-se notar que os autores têm apresentado diferentes modificações desses diagramas, melhorando-os, o que tem permitido uma melhor interpretação dos diagramas evolutivos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v10n2.3005
Direitos autorais 2017 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.