Vitamina C: uma proposta para Abordagem de Funções Orgânicas no ensino médio
Resumo
Este trabalho foi desenvolvido por bolsistas do PIBID Química UTFPR Apucarana. Foi escolhida a vitamina C como tema de estudo para ensinar funções orgânicas e a proposta foi estruturada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov. Foi realizada uma problematização inicial sobre a Vitamina C, levantando questões sobre o conhecimento prévio dos alunos. No segundo momento, foi apresentado um vídeo e discutido o assunto, havendo uma interação professor-aluno e aluno-aluno. No terceiro momento os alunos realizaram um experimento para comparar o teor de vitamina C em diferentes frutas. Este foi aplicado de forma problematizada, direcionando os estudantes a levantar hipóteses e sugerir explicações para os eventos observados. Após as explicações científicas os alunos responderam um questionário sobre a prática, demonstrando um bom entendimento do assunto. Os estudantes responderam novamente o questionário inicial, demonstrando evolução de seus conceitos, confirmando que a metodologia mostrou-se eficiente no ensino de funções orgânicas.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v8n2.2988
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.