Vitamina C: uma proposta para Abordagem de Funções Orgânicas no ensino médio

Jéssica Guerreiro Martins, Bruno Rafael Machado, Alessandra Machado Baron, Lilian Tatiani Dusman Tonin

Resumo


Este trabalho foi desenvolvido por bolsistas do PIBID Química UTFPR Apucarana. Foi escolhida a vitamina C como tema de estudo para ensinar funções orgânicas e a proposta foi estruturada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov. Foi realizada uma problematização inicial sobre a Vitamina C, levantando questões sobre o conhecimento prévio dos alunos. No segundo momento, foi apresentado um vídeo e discutido o assunto, havendo uma interação professor-aluno e aluno-aluno. No terceiro momento os alunos realizaram um experimento para comparar o teor de vitamina C em diferentes frutas. Este foi aplicado de forma problematizada, direcionando os estudantes a levantar hipóteses e sugerir explicações para os eventos observados. Após as explicações científicas os alunos responderam um questionário sobre a prática, demonstrando um bom entendimento do assunto. Os estudantes responderam novamente o questionário inicial, demonstrando evolução de seus conceitos, confirmando que a metodologia mostrou-se eficiente no ensino de funções orgânicas.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v8n2.2988

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr