Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade: conceito de proporcionalidade na compreensão de informações contidas em rótulos alimentícios
Resumo
As Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade - IIR é uma metodologia de ensino voltada para a Alfabetização Científica e Tecnológica proposta por Gérard Fourez, que visa à formação de estudantes críticos, autônomos e que saibam negociar perante situações que demandam atuação incisiva na sociedade. Neste artigo apresentamos parte de uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar as contribuições da metodologia para a aprendizagem do conceito de proporcionalidade explorando rótulos alimentícios. Os sujeitos da pesquisa do tipo qualitativa participante foram 23 estudantes matriculados em uma turma do 8º ano. No desenvolvimento do trabalho foram organizadas e aplicadas as oito etapas que compõem a metodologia IIR. Os resultados evidenciaram que o ensino quando apresentado de forma contextualizada e articulada de maneira interdisciplinar provoca nos estudantes a vontade de construir seu próprio conhecimento de modo mais sofisticado, promovendo a Alfabetização Científica.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v8n2.2985
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.