Uma proposta didática com abordagem CTS para o estudo dos gases e cinética química utilizando a temática da qualidade do ar interior
Resumo
As propostas de abordagens que contemplam as interações ciênciatecnologia-sociedade (CTS) têm se mostrado como alternativa para um Ensino de Ciências que promova a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) dos estudantes. Nessa perspectiva, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de natureza interpretativa através de uma intervenção pedagógica na disciplina de Química com uma turma do Ensino Médio de uma escola pública na região metropolitana de Curitiba-PR. A proposta didática de uma abordagem temática CTS foi construída a partir de uma série de parâmetros de ACT articulados com a temática da Qualidade do Ar Interior (QAI) e com os conteúdos disciplinares relativos ao Estudo dos Gases e a Cinética Química. Neste artigo, discutimos os pressupostos teóricos que amparam a referida proposta, descrevemos a sequência das aulas e explicitamos os parâmetros utilizados para sua construção e desenvolvimento. Consideramos que a proposta permite uma efetiva implementação de abordagens CTS a partir da temática analisada.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v8n4.1823
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.