Fundamentos legais e pedagógicos para o ensino de astronomia indígena na educação básica

Jannyny de Oliveira Fogaça Rodrigues, Elisangela Aparecida P. de Melo

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi analisar documentos oficiais, procurando evidenciar pontos que permitam trabalhar a Astronomia Indígena (AI) em escolas indígenas e não indígenas, de modo a questionar: Quais as recomendações dos documentos oficiais que podem orientar o ensino de Astronomia Indígena para o Ensino Fundamental I e II? Para tanto, foram analisados a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI), para que se pudesse refletir sobre as possibilidades do ensino da Astronomia Indígena. Realizou-se um estudo teórico descritivo e analítico das habilidades previstas na BNCC a serem desenvolvidas nos processos de ensino e de aprendizagem de Ciências com os estudantes do Ensino Fundamental I e II, tomando como foco a temática “Terra e Universo”. Assim, observou-se que a Astronomia Observacional, desenvolvida por diferentes civilizações, serviu como base para a Astronomia Moderna e para o desenvolvimento da Ciência.


Palavras-chave


BNCC; PCN; RCNEI; Astronomia Ameríndia.

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DOI: 10.3895/rbect.v16n1.15566

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