O que são práticas científicas e por que são relevantes para o ensino de ciências?
Resumo
Práticas Científicas têm sido um tema central de recentes reformas educacionais de Ensino de Ciências dos Estados Unidos e o interesse por este tema também tem se reverberado nas pesquisas em Ensino de Ciências constituindo-se como um tópico de repercussão internacional (Europa, América do Sul, Ásia, Oceania e África). Os objetivos deste artigo são os seguintes: 1) apresentar o conceito de Práticas Científicas conforme os principais referenciais teóricos internacionais sobre o tema; 2) discutir as oito Práticas Científicas e a sua relevância para o Ensino de Ciências; e 3) estabelecer possíveis conexões entre a ideia de Práticas Científicas e as discussões expostas em documentos nacionais da área de Ciências da Natureza. Para isso, este artigo é orientado por uma pesquisa teórico-conceitual, na qual foram estudados os referenciais de Práticas Científicas objetivando identificar, conhecer e acompanhar o desenvolvimento do tema em determinada área do conhecimento. Os resultados desta pesquisa apontam as principais perspectivas de conceituação das Práticas Científicas e inserem o tema nas discussões educacionais nacionais em Ensino de Ciências; também apresentam reflexões acerca da importância das oito Práticas Científicas para a aprendizagem em Ciências e como estas podem favorecer a construção de uma visão mais contemporânea da Ciência; e, finalmente, indicam conexões entre algumas Práticas Científicas específicas e as discussões expostas em documentos nacionais. As discussões deste artigo buscam contribuir para fortalecer debates acerca do tema nacionalmente; refletir a respeito da relevância do tema para o Ensino de Ciências; e acompanhar o crescente interesse por pesquisas envolvendo as Práticas Científicas.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/rbect.v16n1.14897
Direitos autorais 2023 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.