O que pensam os docentes sobre o uso da bioinformática no ensino de biologia
Resumo
Apontada como um recurso didático inovador para o Ensino de Biologia, a Bioinformática possibilita a interpretação de dados genômicos e proteômicos com o auxílio da computação. Esse recurso, enquanto ferramenta didática, é pouco difundido no Ensino Básico brasileiro quando comparado aos países mais desenvolvidos. Para compreender o panorama acerca do emprego da Bioinformática enquanto um recurso metodológico no Ensino de Biologia, realizamos uma pesquisa exploratória através do levantamento de dados. O survey consistiu na aplicação de um questionário para licenciados (N=59) e licenciandos (N=17) de Ciências Biológicas. As respostas foram analisadas de forma quantitativa e qualitativa, por meio da Análise Temática. Verificou-se que 56% dos respondentes definiram a Bioinformática satisfatoriamente; o que se correlacionou com o ano de formação dos docentes. A potencialidade da Bioinformática no Ensino Básico associou-se, na perspectiva dos docentes, à possibilidade de contextualização de temas abstratos aos estudantes nativos digitais, à divulgação da área e à possibilidade de interdisciplinaridade. Com relação às limitações quanto ao seu uso, foram apontados a falta de experiência/conhecimento dos docentes, o engessamento curricular e a carência de infraestrutura. Os resultados indicam que, apesar de reconhecerem as potencialidades da Bioinformática enquanto recurso didático, os professores não apresentam a formação adequada para a sua utilização, sendo necessária a oferta de treinamentos para este tipo de ferramenta, o que demandaria uma maior aproximação entre a universidade e a Educação Básica.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/rbect.v14n2.13933
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