Delimitação da cultura lúdica e cultura local para proposição de jogos e atividades lúdicas: uma análise dos diferentes instrumentos de coleta de dados fundamentada em Bourdieu

Felipe Augusto de Mello Rezende, Laiane Pereira Martins, Mariana Fonseca Oliveira, Márlon Herbert Flora Barbosa Soares

Resumo


Os jogos sempre estiveram presente na vida do ser humano, contudo, no âmbito educacional brasileiro, mais especificamente no ensino de Química/Ciências, sua inserção é recente, e ainda necessita de muito aprofundamento e discussões de cunho teórico/epistemológico. Nesse sentido, pretende-se a partir deste trabalho discutir sobre a importância da cultura para os jogos e atividades lúdicas. A pesquisa utiliza-se de elementos da abordagem qualitativa, exploradas para obtenção de dados descritivos que permitissem identificar os elementos culturais dos estudantes envolvidos (cerca de 84 estudantes de 8° ano de uma escola pública do interior de Goiás), tanto em relação ao ambiente escolar quanto familiar, bem como verificar sua concepção acerca da Ciência, de forma a responder à pergunta de pesquisa: Os instrumentos de coleta de dados utilizados em consonância com o referencial Bourdieusiano possibilitam compreender a cultura que os estudantes estão imersos? Os resultados possibilitaram identificar a cultura em que os estudantes estão imersos, e sua influência na apropriação dos conhecimentos científicos, uma vez que observou-se obstáculos epistemológicos relacionados ao conhecimento científico, decorrentes de elementos culturais apropriados pelos estudantes ao longo de suas vidas.


Palavras-chave


Jogo; Cultura lúdica; Cultura local; Ensino e aprendizagem; Educação

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DOI: 10.3895/rbect.v14n2.13574

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