Mapeamento das contribuições de atividades experimentais no ensino de ciências
Resumo
Este estudo objetivou mapear publicações por meio de uma revisão sistemática de literatura com a finalidade de analisar as contribuições de atividades experimentais no Ensino de Ciências, propostas para o Ensino Fundamental da Educação Básica. Para tanto, utilizou-se a plataforma de busca da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), no período de 2010 a 2020. Para obtenção dos artigos analisados na BDTD, utilizou-se os descritores em conjunto “Ensino de Ciências”, “Experimentação”, “Atividades Experimentais”, “Educação em Ciências”, “Práticas Experimentais” e “Ensino Fundamental”, dos quais sete trabalhos se encaixaram no critério de inclusão. Por fim, é possível afirmar que ocorreu a aprendizagem significativa em todos os trabalhos, e a maioria das Dissertações e Teses analisadas apresentam argumentos que caracterizam a experimentação como um recurso didático capaz de motivar, despertar o interesse, criar interações entre os alunos e os mesmos com os professores, instigar a criticidade e, fazer com que o aluno relacione a Ciência com a realidade que o cerca.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/rbect.v14n2.12770
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