O ensino de Evolução Biológica por meio de sequências didáticas: uma revisão sistemática de literatura

Paulo Eduardo Dall'Acqua, Amanda de Mattos Pereira Mano

Resumo


A biologia evolutiva é considerada como o eixo norteador e transversal que percorre todo o ensino das Ciências Biológicas. Dentre os conteúdos lecionados em Biologia, a Evolução biológica é um dos que mais apresenta dificuldades relativas ao seu ensino, pois conceitos religiosos, a simplificação dos conceitos científicos, distorções, falta de preparo de professores e estudantes são alguns dos observáveis deste contexto. Ciências e Biologia precisam escapar da mera transmissão de conhecimentos, como usualmente são as aulas, e o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem como Sequências Didáticas (SD) são possíveis saídas para essa problemática. Assim, este trabalho teve como objetivo inventariar as publicações de Teses e Dissertações, com foco em SD para o ensino de Evolução Biológica. Para tanto, realizou-se uma Revisão Sistemática de Literatura, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), entre os anos de 2019 a 2023, utilizando-se os descritores “Ensino” AND “Evolução biológica” AND “Sequência Didática”, que resultou em um cômputo de 18 publicações. A produção acadêmica destes últimos cinco anos demonstra que os desafios para o ensino de Evolução biológica permanecem, mas que há um esforço para minimizá-los. Os trabalhos apresentados indicam que há saídas possíveis para tal, em diferentes espaços e públicos, com uma diversidade de referenciais teóricos.


Palavras-chave


Evolução biológica; Sequência didática; Ensino de Biologia

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DOI: 10.3895/etr.v8n1.18919

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