Planejamentos e procedimentos desenvolvidos por professores em atividades de Modelagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Resumo
Neste artigo, temos como objetivo investigar os procedimentos de professores em atividades de Modelagem Matemática desenvolvidas e planejadas para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dados foram coletados em um curso de formação em Modelagem Matemática com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No material de análise, registros escritos de três destes professores nas atividades de Modelagem Matemática, registros de conversas em chat, registros de áudio gravados e respostas à questionários previamente estruturados são analisados. Por meio de uma análise qualitativa, resultados indicam que os procedimentos dos professores podem ser sistematizados em dois eixos: procedimentos no aprender a fazer Modelagem Matemática; procedimentos para conduzir atividades de Modelagem Matemática. Estes eixos são sistematizados nas considerações finais e emergem do planejamento docente apreendido e executado pelos professores ao se preparar para ministrar aulas com atividades de Modelagem Matemática.
Palavras-chave
Educação Matemática; Planejamento docente; Formação em Modelagem
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v8n2.18439
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.