Planejamentos e procedimentos desenvolvidos por professores em atividades de Modelagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, Kelly Cristina Correia Pfahl

Resumo


Neste artigo, temos como objetivo investigar os procedimentos de professores em atividades de Modelagem Matemática desenvolvidas e planejadas para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dados foram coletados em um curso de formação em Modelagem Matemática com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.  No material de análise, registros escritos de três destes professores nas atividades de Modelagem Matemática, registros de conversas em chat, registros de áudio gravados e respostas à questionários previamente estruturados são analisados. Por meio de uma análise qualitativa, resultados indicam que os procedimentos dos professores podem ser sistematizados em dois eixos: procedimentos no aprender a fazer Modelagem Matemática; procedimentos para conduzir atividades de Modelagem Matemática. Estes eixos são sistematizados nas considerações finais e emergem do planejamento docente apreendido e executado pelos professores ao se preparar para ministrar aulas com atividades de Modelagem Matemática.

Palavras-chave


Educação Matemática; Planejamento docente; Formação em Modelagem

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v8n2.18439

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr