Modelagem Matemática como prática pedagógica na Educação Infantil: Escolha do tema
Resumo
A Modelagem Matemática como prática pedagógica na Educação Infantil, possibilita que a criança aprenda por meio das interações e brincadeiras, conforme as diretrizes e bases que regem esta etapa de ensino. O objetivo deste artigo: analisar as possibilidades de escolha do tema ao se trabalhar com a Modelagem Matemática como prática pedagógica na Educação Infantil, as quais foram utilizadas pelos estudantes de um Curso de Formação de Docentes, nível médio. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo e foi ofertado um curso sobre Modelagem Matemática na Educação Infantil, durante a disciplina Prática de Formação, na 3ª Série do Curso Formação de Docentes, do qual participaram 30 estudantes. Os instrumentos de coleta de dados foram: registro das observações em diário de campo, gravações em vídeos, entrevistas, questionários e atividades realizadas durante o curso (reflexões escritas e planejamentos). A análise foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva. Como resultado, houve a possibilidade de lançar mão de diferentes estratégias para a escolha do tema em turmas de Educação Infantil, podendo ser por meio das observações e sugestões do professor, trocas de informações com e entre as crianças, cujo foco central é o interesse e a curiosidade demonstrada pelas crianças sobre a temática levantada. Considera-se que os caminhos escolhidos pelo professor para a escolha do tema nessa etapa de ensino variam em relação à faixa etária e ao desenvolvimento em que se encontra a turma.
Palavras-chave
Educação Infantil; Modelagem Matemática; Prática pedagógica
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v8n2.18403
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.