Perspectivas de estudantes de 6º ano do Ensino Fundamental sobre o desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática
Resumo
Baseado na abordagem qualitativa, o presente texto tem por objetivo apresentar as perspectivas dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental a respeito do desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática com o tema esportes. Para isso, foram utilizados os dados de entrevistas realizadas com educandos após a conclusão de uma atividade de Modelagem Matemática, juntamente com a transcrição de momentos das aulas de Matemática em que a atividade foi realizada. As discussões em torno do objetivo deste artigo destacam a problematização na atividade de Modelagem Matemática como algo distinto do que ocorre usualmente nas aulas de Matemática. Alguns alunos a consideraram como um momento tranquilo, enquanto outros consideraram como um momento “chato”, expressando uma preferência pela forma como a professora usualmente conduz a aula. Além disso, apontam o momento da investigação como algo desafiador, mesmo com a disponibilização de textos pela docente com as informações necessárias. Essa dificuldade pode estar atrelada à inexperiência dos alunos com as atividades de Modelagem, bem como à dificuldade de interpretação e compreensão do texto. Compreende-se que os apontamentos podem contribuir para a discussão sobre a implementação da Modelagem Matemática e rompimento de possíveis barreiras atreladas à resistência dos estudantes.
Palavras-chave
Educação Básica; Educação Matemática; Modelagem.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v8n2.18400
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.