Formação interdisciplinar na área de informática em saúde e a inserção de egresso

Marcia Regina Cubas, Claudia Maria Cabral Moro, Deborah Ribeiro Carvalho

Resumo


Este artigo tem como objetivo debater a formação interdisciplinar na área de informática em saúde e a inserção de egressos como indutores de mudanças no mundo do trabalho disciplinar. Trata-se da descrição e análise da experiência de formação de mestrandos de um programa interdisciplinar na linha de pesquisa de informática em saúde. Foram utilizados dados de relatórios institucionais e gerenciais, entre 2003 e 2016, para o contexto da formação e identificação de egressos em três espaços interdisciplinares. A interdisciplinaridade fomentou investigações de situações problemas da área da saúde, tratados a partir de recursos computacionais para avaliar tecnologias, modelar soluções e apoiar a decisão. A condição dos egressos evidencia mudança no trabalho por meio da incorporação de carreira profissional; inclusão de profissionais da saúde no desenvolvimento de sistema de informação; e construção de competência para uso de ferramentas da informática em uma residência em saúde da família.


Palavras-chave


Estudantes; Trabalho; Competência Profissional. Informática Médica.

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DOI: 10.3895/rts.v16n42.9952

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