Como é estar nas nuvens?: satisfação, lealdade e intenção de uso dos usuários de serviços de computação em nuvem da Netflix

Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes, Danilo Soares Silva, Juliana Boldrin, Ana Paula Akemi Araki Fujimura, Anne Kathleen Lopes da Rocha

Resumo


Cada vez mais as empresas buscam maneiras de aprimorar seus serviços para conseguirem competir diante de novos mercados. Uma maneira utilizada para melhorar a qualidade e a segurança dos serviços é a chamada computação em nuvem, que está sendo adotada por empresas que desejam, por exemplo, maior economia, privacidade e sustentabilidade. Esta pesquisa teve como objetivo apresentar um modelo para avaliar a Satisfação, Lealdade e Intenção de Uso de serviços de computação em nuvem no mercado de vídeos online, por meio de um estudo com consumidores da empresa Netflix. A Netflix utiliza a tecnologia de computação em nuvem nos seus negócios e nos últimos anos apresentou um grande crescimento, pois oferece para seus consumidores uma ampla variedade de filmes e séries de alta qualidade por um preço acessível, em um modelo de negócios diferenciado. A metodologia utilizada foi quantitativa e os dados foram analisados por meio de modelos de equações estruturais. O estudo apresentou um modelo robusto com alto valor explicativo. A pesquisa fornece informações relevantes sobre o comportamento dos indivíduos nesse mercado, evidenciando fatores que levam à Satisfação, Lealdade e Intenção de Uso, contribuindo com os pesquisadores da área. Gestores podem utilizar as informações para alinhar os resultados com as estratégias de oferecimento de serviços e benefícios para os usuários.


Palavras-chave


Computação em nuvem; Satisfação; Lealdade; Netflix.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v16n40.9355

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr