Revisão narrativa sobre práticas de gestão ambiental nas instituições públicas de ensino superior brasileiras
Resumo
Dada a importância do setor público para a questão ambiental no Brasil, em particular das Instituições de Ensino Superior (IES), propôs-se identificar e analisar práticas de gestão ambiental presentes em IES públicas brasileiras, tendo como base na técnica de revisão narrativa. Constatou-se, em algumas dessas instituições, a existência de práticas que visam melhorar sua relação com o meio ambiente. Foram observadas ainda propostas para ampliar a gestão ambiental nas IES. A crescente adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) por órgãos públicos, especialmente pelas IES, bem como as práticas de gestão ambiental identificadas, evidenciaram que as discussões e ações dirigidas para o desenvolvimento sustentável vêm aumentando seu espaço na sociedade brasileira. A implantação de uma adequada gestão ambiental mostrou-se fundamental na busca pela Responsabilidade Socioambiental das IES públicas, estimulando a legitimidade das ações nessas instituições, no contexto considerado.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rts.v16n42.9256
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.