Preditores do tecnoestresse em professores de EaD

Daniele Kruel Goebel, Mary Sandra Carlotto

Resumo


O presente estudo teve por objetivo identificar o poder preditivo das variáveis psicossociais (percepção de estressores ocupacionais e estressores contextuais) para as duas dimensões do Tecnoestresse, Tecnoansiedade e Tecnofadiga, em docentes de EaD. A amostra do tipo não probabilística constituiu-se de 126 participantes. Os dados foram coletados por meio de plataforma on-line, tendo como instrumentos de pesquisa um questionário de dados sociodemográficos e laborais, a Escala de Tecnoestresse (RED/TIC), a escala para Avaliação de Estressores Psicossociais no Contexto Laboral e o Questionário de estressores ocupacionais EaD. Os resultados obtidos, por meio de Análise de Regressão Linear Múltipla, identificaram como preditores da Tecnoansiedade, as variáveis falta de autonomia,  necessidade de atualização e relação professor-alunos. Para a dimensão de Tecnofadiga  as variáveis explicativas foram a falta Autonomia, o conflito trabalho-família e a relação professor-alunos.


Palavras-chave


Tecnoestresse; estresse ocupacional; docentes de EaD

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DOI: 10.3895/rts.v15n38.8475

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