O elefante na sala de aula: gênero e CTS no ensino de engenharia

Alice Oliveira Fernandes, Isabela Noronha, Lais Silveira Fraga

Resumo


O objetivo deste artigo é refletir sobre a abordagem de gênero integrada ao ensino de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nos cursos de engenharia. Para isso, é explorada a proposta da educação CTS para os cursos de cunho tecnológico, com foco na potência que essa perspectiva traz para a discussão de temas frequentemente marginalizados ou omitidos nestes cursos. Em seguida, é realizada uma revisão sobre as relações entre gênero, ciência e tecnologia com foco em estudos que refletem sobre diferentes abordagens para o caso das engenharias. Por fim, ao articular as seções anteriores, são apresentadas reflexões sobre a possibilidade de que os estudos de gênero, assim como outros recortes relevantes para a construção de um currículo socialmente comprometido, sejam incorporados não somente às ementas das disciplinas de CTS, mas em toda a formação em engenharia.


Palavras-chave


Gênero e engenharia; Formação do(a) engenheiro(a); Ciência, tecnologia e sociedade; Ensino de engenharia

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DOI: 10.3895/rts.v14n32.7842

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