Divulgação científica e tecnológica: a propriedade intelectual das universidades e seus aspectos comunicacionais

Tatiane Furukawa Liberato

Resumo


Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre alguns conceitos e definições ligados à inovação abordando especificamente a Propriedade Intelectual no contexto nacional e internacional, cujos tópicos visam incentivar o desenvolvimento econômico e tecnológico, sendo que sua disseminação pode ser feita por canais institucionais e pelos meios de comunicação. Pensando nisso, o objetivo foi discorrer sobre a dinâmica da divulgação da informação sobre Ciência e Tecnologia por parte das universidades, enfatizando as formas de proteção como importante instrumento de disseminação do conhecimento científico. Considerando que o processo de geração de inovação é dependente do setor econômico, além das estratégias impostas pelo mundo moderno levarem à uma competividade cada vez maior, torna-se relevante discutir o tema entre os principais envolvidos – a tecnologia e a sociedade – visando contribuir para a democratização da comunicação de C&T no Brasil.


Palavras-chave


Divulgação científica; Propriedade Intelectual; Informação tecnológica; Inovação

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DOI: 10.3895/rts.v14n33.7340

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