A inserção e uso de tecnologias de informação e comunicação para a melhoria do ensino-aprendizagem: uma análise sobre a percepção do gestor de uma ETE do Recife (PE)

Jussara Danielle Martins Aires, Maurício da Silva do Nascimento

Resumo


Este estudo objetiva principalmente mostrar a percepção do gestor de uma Escola Técnica de Referência (ETE), localizada em Recife (PE) com relação à inserção de novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem. Utilizou-se uma abordagem exploratória qualitativa, de caráter analítico-descritiva. A coleta dos dados se deu através de entrevista em setembro de 2016. Buscou-se identificar o perfil do gestor, as possibilidades oferecidas para o uso efetivo das TICs em sua gestão e a concepção desse profissional frente aos impactos positivos e negativos da adoção das TICs diante das condições da escola. No geral, os resultados indicam que o uso das TICs é valorizado e acredita-se que elas contibuem para a melhoria do ensino, estimulando a criatividade e ampliando conhecimentos de professores e alunos. Esta pesquisa reforça que o gestor maximiza benefícios, reunindo esforços junto à sua equipe para solucionar problemas, viabilizando condições para tornar a escola um espaço aberto às mudanças. 


Palavras-chave


TICs; Percepção; Gestor; ETE; Pernambuco

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v13n29.5333

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr