IDHM e a taxa de matrículas no ensino médio: uma análise multivariada dos maiores municípios que nomeiam as microrregiões do estado do Paraná

Fabiane Grike, Gilson Ditzel Santos, Marlize Rubin Oliveira

Resumo


A educação no processo de desenvolvimento humano pode transformar e melhorar a maneira dos sujeitos se apropriarem da realidade na qual estão inseridos. A partir desse pressuposto este artigo teve por objetivo analisar a relação entre o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e as taxas de matrículas no Ensino Médio por habitante dos maiores municípios das microrregiões do estado do Paraná. Realizou-se uma pesquisa com caráter quantitativo a partir da técnica multivariada de agrupamentos e como base de dados foram utilizados os dados do IBGE/Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil (PNUD, 2013) e Censo Escolar/INEP (BRASIL, 2010). Foi possível verificar por meio das análises que a educação é uma forte aliada no desenvolvimento de uma determinada região, pois há diferença de uma microrregião geográfica para a outra em função do percentual de alunos matriculados no Ensino Médio.


Palavras-chave


Educação; desenvolvimento; ensino médio

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DOI: 10.3895/rts.v14n30.4623

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