O envolvimento da universidade pública em relação à tecnologia social

Andressa Klossowski, Carlos Cesar Garcia Freitas, Flaviane Pelloso Molina Freitas

Resumo


O presente artigo analisa o envolvimento das Universidades Públicas em relação aos projetos de Tecnologia Social. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter descritiva, com abordagem quantitativa, junto a um universo de 500 Tecnologias Sociais, por meio de análise documental. Entre os resultados obtidos destaca-se: foi identificado um total de setenta e sete projetos de TS que tiveram envolvimento da universidade pública, sendo a participação em sua maioria, 52 projetos, na condição de parceira. Apenas em vinte e cinco projetos a universidade tomou a iniciativa como responsável. As instituições com maior participação foram: Universidade Estadual de Londrina, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Federal de Mato Grosso e Universidade Federal de Viçosa. Em relação às demandas sociais, os projetos privilegiaram: renda, educação, meio ambiente e alimentação. Foram identificados quinze tipos de públicos diferentes atendidos, constituídos de mais de 349.000 pessoas, com maior ênfase para agricultores-familiares (27 projetos), estudantes (24 projetos) e famílias de baixa renda (20 projetos). Além destes, merece destaque, qualitativo, os projetos que atenderam: indígenas, quilombolas, gestantes, analfabetos e idosos. A diversidade de aplicações por meio da TS indicou a importância desta, como instrumento de aplicação da extensão universitária e o cumprimento do papel social da universidade pública

Palavras-chave


Universidade Pública, Tecnologia Social, Extensão Universitária

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DOI: 10.3895/rts.v12n26.3945

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