Sistema nacional de aprendizado: a mudança econômica em economias retardatárias

Ivan Prizon, Adriano José Pereira

Resumo


Este artigo trata de como a evolução das Tecnologias Sociais (TS) em um ambiente institucional pode reduzir o hiato tecnológico entre os países industrializado e de industrialização tardia. As TS’s são relações organizacionais que moldam e são moldadas pelas instituições e que através do processo de aprendizado podem levar a um aumento da capacidade de absorção tecnológica. O conceito de Sistema Nacional de Aprendizado (SNA) é referenciado para compreensão da dinâmica dos atores sociais e sua trajetória de desenvolvimento individual e coletivo. O artigo utiliza-se das abordagens institucionalista e evolucionária como forma de correlacionar a mudança técnica e institucional, considerando-as como fator fundamental para o desenvolvimento capitalista, a partir de processos inovativos. A perspectiva de economias retardatárias é importante para a compreensão da não estaticidade econômica dos países e tendo assim a diminuição do hiato tecnológico como algo passível de ser atingido.


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DOI: 10.3895/rts.v12n25.3648

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