Diálogos mediados pelas tecnologias, pelos saberes interculturais e pela competência comunicativa
Resumo
Este artigo é parte de um trabalho desenvolvida junto ao Grupo de Pesquisas e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED), da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB, Mato Grosso do Sul), que desde 2006 estuda a questão da formação continuada no âmbito presencial e a distância, a linguagem, as inter-relações e as ferramentas de tecnologias de informação e comunicação. Objetiva discutir a importância dos diálogos mediados pelas tecnologias, pelos saberes interculturais e pela competência comunicativa. O contexto da pesquisa ocorreu entre professores brasileiros e alunos universitários canadenses em uma parceria de estágio internacional entre a (UCDB) Brasil e a (UOM), no Canadá por meio de encontros presenciais e virtuais. Como subsídio teórico utilizamos Freire (1993), Canale e Swain (1980), Candau (2003), Fleuri (2000/2001). Entendemos que tal parceria evidenciou a necessidade de um diálogo que transpusesse as competências linguísticas e textuais na mediação entre os implícitos interculturais e os saberes necessários.
Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa. Tecnologias. Saberes Interculturais. Competência Comunicativa. Brasil. Canadá
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rts.v11n23.3055
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.