As representações discursivas da tecnologia no vídeo publicitário Mitsubishi – Encontro

Silvia Cristina Tafarelo, Angela Maria Rubel Fanini

Resumo


Este texto analisa a peça publicitária em formato audiovisual, intitulada Mitsubishi – Encontro, 2011. O objetivo do vídeo é a apresentação e incentivo ao consumo do objeto, reforçando-se a linguagem publicitária como ferramenta de estímulo à compra de bens materiais. A investigação objetivou perceber, a partir de mirante teórico voltado para a linguagem, como a dimensão tecnológica é construída discursivamente na peça mediante elementos composicionais e formais. O discurso verbo-voco-visual da peça apresenta certas visões sobre o universo da tecnologia, a saber, destacando o caráter autônomo, progressista e inovador da mesma. A partir da análise do discurso de viés bakhtiniano exemplifica-se a maneira com que a publicidade é utilizada como ferramenta monológica que propicia o fortalecimento da imagem do produto e da tecnologia aí constituída. Observamos que a publicidade não só descreve e informa sobre o objeto, mas o enaltece, propiciando ao interlocutor uma adesão ao objeto e à tecnologia a ele vinculada.


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DOI: 10.3895/rts.v11n21.2859

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