Pesquisas acadêmicas sobre biodiesel no Brasil: uma análise dos grupos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Angela Machado Rocha, Fábio Matos Fernandes, Marcelo Santana Silva, Paula Meyer Soares, Fabio Konishi, Ednildo Andrade Torres

Resumo


Preocupações com a segurança energética e mudanças climáticas têm incentivado muitos países a investimentos em energias renováveis. O Brasil possui uma longa e larga experiência na produção de biocombustíveis, sendo hoje líder de produção de etanol de cana-de-açúcar no mundo. Em 2004, o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) foi lançado, introduzindo o biodiesel em sua matriz energética em 2005. Neste contexto, buscando obter um mapeamento a cerca de indicadores científicos e tecnológicos sobre o biodiesel no Brasil, o presente trabalho abordou a temática do biodiesel como cerne, tendo desenvolvido um estudo centrado em uma metodologia, que contemplou a avaliação de indicadores estratificados por cada uma das 05 (cinco) regiões geográficas do país, considerando para isso: (i) número de pessoal; e, (ii) número de grupos e linhas de pesquisa formados. A pesquisa adota procedimentos descritivos, qualitativos e exploratórios, incluindo investigação bibliográfica e uma prospecção dos censos disponibilizados no Diretório dos Grupos e Linhas de Pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) até 2013. Observou-se como principais resultados, que ao contrário dos países desenvolvidos, a pesquisa científica e tecnológica no Brasil no tocante ao biodisel se concentra nas Universidades, sendo ainda incipiente para interações com o setor produtivo, sugerindo que a expressiva produção de biodiesel ainda não seja indutor fundamental para o setor de PD&I em biocombustíveis no Brasil.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v10n20.2644

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr