O desenvolvimento da identidade televisiva no Brasil

Lucy Carlinda da Rocha Niemeyer , Raquel Ferreira Ponte

Resumo


A identidade televisiva, expressa nas vinhetas on-air, transmite os valores de uma emissora por meio de signos audiovisuais. Com o aumento da competitividade no setor televisivo nas últimas décadas, ela se tornou uma importante ferramenta estratégica. Este artigo visa apresentar um histórico do desenvolvimento da identidade televisiva no Brasil, que, cada vez mais, tem sido considerada uma expressão da sociedade contemporânea. Primeiramente conceituaremos o termo identidade televisiva e traçaremos um breve histórico de sua criação nas redes de televisão estrangeiras para, em seguida, observarmos a forma pela qual ela se desenvolveu no país, configurando-se como um importante mercado de trabalho para os designers.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v5n9.2542

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2009 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr