Análise das estratégias desempenhadas pelo setor supermercadista no Brasil para a venda de FLV orgânicos

Eduardo João Moro

Resumo


O consumo de alimentos orgânicos tem apresentado um grande crescimento, sobretudo, a partir da década de 1990. Atualmente o mercado mundial movimenta US$ 40 bilhões, 39% a mais que em 2003. Embora a Europa e os Estados Unidos se destaquem na produção e comercialização, outros países, como o Brasil, começam também a despontar no cenário internacional. O mercado nacional movimenta cerca de R$ 300 milhões, com taxas de crescimento de 30% ao ano. Percebendo o potencial desse mercado, os supermercados surgem como grande canal de distribuição e apresentam os alimentos orgânicos através de significativos esforços mercadológicos a fim de alavancar as vendas. Diante disso, propõe-se uma metodologia de análise desses esforços que possibilite organizar dados coletados no campo de pesquisa, através de critérios trazidos do marketing, e a posterior análise dos mesmos através de uma classificação que procura levar em conta, fundamentalmente, a realidade do mercado varejista brasileiro e suas especificidades.

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DOI: 10.3895/rts.v3n5.2507

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