As tecnologias da informação no cotidiano do CRAS
Resumo
As tecnologias da informação são essenciais no cotidiano de trabalho dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Este trabalho teve por objetivo analisar o uso das tecnologias da informação integradas aos processos de trabalho dos profissionais da política pública de assistência social neste contexto. Trata-se de pesquisa qualitativa descritiva com referencial teórico no campo dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), em especial da Teoria Crítica da Tecnologia de Andrew Feenberg. Dado o alcance e a problemática do uso da tecnologia com populações em situação de vulnerabilidade, pode-se afirmar que a tecnologia facilita o trabalho no cotidiano do SUAS, no entanto, não abarca todas as singularidades que permeiam o contexto do sujeito e suas relações. Apesar de a Teoria Crítica democratizar as decisões sobre as tecnologias no contexto da assistência social, é preciso envolver os usuários dos serviços nas decisões técnicas que afetam a sua realidade cotidiana.
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PDFDOI: 10.3895/rts.v21n64.19441
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