Formação de Cuidadores de Alzheimer: O Papel das Tecnologias Digitais

Catarina Silva, Cátia Vaz, Bruno Gonçalves

Resumo


Neste artigo procuramos compreender o contributo das tecnologias digitais para o exercício da profissão dos cuidadores formais de pacientes com Doença de Alzheimer. Para concretizar este estudo, foi formulado um conjunto de proposições de investigação: (i) Os cuidadores formais utilizam as tecnologias digitais no desempenho das suas competências profissionais; (ii) As tecnologias digitais são um instrumento importante para a estimulação cognitiva de doentes com DA; (iii) Os cuidadores formais necessitam de formação para a utilização das tecnologias digitais na sua atividade. Para verificar estas proposições, adotou-se uma metodologia de investigação baseada nos paradigmas quantitativo e qualitativo. No quantitativo, utilizou-se um inquérito por questionário. Esperamos que os resultados contribuam para a implementação de políticas mais eficazes no apoio aos cuidadores formais e no tratamento de pacientes com DA, promovendo uma melhor qualidade de vida para todos os envolvidos.


Palavras-chave


Cuidadores Formais; Doença de Alzheimer; Educação; Formação; Tecnologias Digitais.

Texto completo:

PDF (English)


DOI: 10.3895/rts.v21n64.18991

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr