Quando pesquisa e extensão se integram ao ensino: experiências, desafios e oportunidades em cursos técnicos de Informática integrados ao ensino médio

Renan Vinicius Aranha, Newarney Torrezão da Costa, Nara Alinne Nobre-Silva, Thamer Horbylon Nascimento, João Gabriel Rocha Silva, Cleon Xavier Pereira Júnior

Resumo


Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) apresentam um cenário ímpar para a formação de estudantes da educação básica. Além de ofertarem ensino de qualidade, os IFs oportunizam a participação de estudantes de ensino médio em projetos de pesquisa e de extensão, bem como o envolvimento com estudantes de graduação, graças à verticalização do ensino. A partir de experiências de docentes de três IFs de diferentes unidades da federação, este trabalho discute como projetos de pesquisa e extensão têm contribuindo com a formação de estudantes de cursos técnicos da área de Informática ofertados na modalidade integrada ao ensino médio. São relatados, ao longo do trabalho, perspectivas e desafios quanto à adequação dos temas tratados à realidade e domínio dos estudantes, a compatibilização dos encargos didáticos, a integração com outras instituições e a consolidação dos IFs como instituições de pesquisa.

Palavras-chave


Ensino médio integrado; Iniciação científica no ensino médio; Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

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DOI: 10.3895/rts.v21n64.18752

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