Laboratórios de inovação, coprodução, desenvolvimento e territórios inteligentes: potencialidades no contexto da América Latina

Alessandro Carlos da Silva Junior, Magnus Luiz Emmendoerfer, Thiago Chagas de Almeida, Elias José Mediotte

Resumo


O objetivo deste ensaio é discutir as potencialidades dos laboratórios de inovação para a coprodução e o desenvolvimento de territórios inteligentes. Foi realizado um estudo bibliográfico sobre o tema, procurando identificar conexões e implicações para o contexto da América Latina. Observou-se que os laboratórios de inovação podem oferecer espaços de coworking e trocas informacionais. Como conclusão, indica-se que os laboratórios de inovação podem ser uma alternativa pertinente para o aprendizado coletivo dos agentes no desenvolvimento de soluções inovadoras e cocriação de uma identidade local. Dessa forma, este trabalho evidencia a importância de um mecanismo de intercâmbio multilateral para o planejamento urbano (laboratório de inovação), especificamente para o contexto latino-americano.  Tal mecanismo teria a capacidade de auxiliar – por meio da criação de redes colaborativas – a gestão de cidades e políticas públicas para enfrentamento dos problemas sociais.


Palavras-chave


Laboratórios de Inovação; Coprodução de Serviços Públicos; Desenvolvimento Territorial; Territórios Inteligentes; América Latina.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v20n59.16580

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr