ViraSer: um modelo de impacto socioambiental na cadeia da reciclagem

Geraldo José Virginio, Maíra de Souza Pereira, Juliana Costa Navea

Resumo


A aceleração da geração de resíduos e o esgotamento dos recursos naturais são grandes desafios globais da atualidade e são também consequências da atividade econômica de produção e consumo que desconsidera as limitações da natureza. Na américa latina, o Brasil é responsável pela geração de 40% de todos os resíduos gerados e na última década não ultrapassou a taxa de 4% de reciclagem. Garantir que a gestão dos resíduos seja mais eficiente, recuperar maiores volumes de materiais recicláveis e gerar novas oportunidades de trabalho e renda para trabalhadores da base da pirâmide é o dever de governos, empresas e cidadãos.

Apresentamos aqui um modelo inovador na cadeia da reciclagem que foi concebido a partir da lógica dos negócios sociais de impacto e produziu resultados positivos nas etapas de prototipagem e tração, evidenciando um elevado potencial transformador no contexto social e ambiental para dezenas de municípios brasileiros de pequeno e médio porte.

O modelo de intervenção denominado “ViraSer” visa acelerar a qualificação e profissionalização das Centrais de triagem operadas por Cooperativas e Associações de reciclagem com dois objetivos prioritários: aumento da capacidade produtiva e obtenção de maior escala na recuperação dos recicláveis e elevação de renda.

Os resultados e indicadores de impacto do modelo ViraSer foram consolidados no período de 2015 a 2021, estão baseados e fundamentados em estudos e pesquisas sobre o sistema nacional de informações sobre resíduos sólidos, além de serem coletados e obtidos a partir de entrevistas envolvendo diretamente os profissionais colaboradores, os trabalhadores beneficiados e considerando os conceitos de especialistas em negócios de impacto.

No atual contexto brasileiro de desigualdade social e econômica, trazida pela crise sanitária da pandemia do Covid-19 que agravou o desemprego e a fome, o ViraSer representa uma nova forma de fazer negócios a partir da reciclagem como potencial econômico e de geração de renda, dentro do ecossistema dos negócios de impacto.


Palavras-chave


Reciclagem; Negócios de Impacto; Logística Reversa.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v18n53.15813

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr