Água para indústria 4.0 em um sistema embarcado no semiárido brasileiro

Mayara Lopes de Freitas Lima, Isabelle Ventura de Sá, Samara Maria Farias de Souza, Cainã Ferraz e Silva, Otacílio Antunes Santana

Resumo


O balanço hídrico negativo e a imprevisibilidade da precipitação em regiões de clima semiárido são obstáculos à produção de plantas para alimentação e pecuária local. A implantação de um sistema embarcado no Modelo de Referência para Arquitetura da Indústria 4.0 foi a forma possível de operacionalizar a disponibilidade perene de água subterrânea em tempo real e monitoramento remoto de bomba de vácuo para sistema hidráulico: solo-planta-atmosfera. A caixa com o sistema embarcado instalado em campo armazenava dados, dando comandos programados e ensinados e enviando as informações para a nuvem via 3G. A interface homem-máquina foi realizada por meio de dispositivo móvel (Tablet). Esse manejo resultou no aumento da produção de biomassa, redução de custos, eficiência energética e ecológica e aumento da qualidade da produção da palma Opuntia ficus-indica (Mill, Cactaceae) no Semiárido Brasileiro. As principais contribuições deste trabalho foram tornar previsíveis os dados e metas de produção, com um método redundante de análise da variável principal (biomassa seca), e reduzir os eventos de retardamento do crescimento das plantas.


Palavras-chave


Sistemas Operacionais em Tempo Real; Agricultura Sustentável; Eficiência Energética; Manufatura Inteligente; Fábrica Inteligente.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v18n52.13850

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr