As redes sociais como uma ferramenta de pesquisa para avaliar o impacto da divulgação de grupos de pesquisa – estudo de caso
Resumo
A popularização da conectividade e o advento das redes sociais permitiram níveis de interação entre indivíduos e comunidades até então inimagináveis, no entanto, nos últimos anos essas redes tomaram um foco um pouco diferente. O crescimento das redes sociais oportunizou a divulgação de pesquisas e trabalhos específicos até então contidos em instituições, empresas e grupos fechados. O Facebook passou a ser uma das mais importantes e interessantes ferramentas de interação social, pois além da popularidade e capilaridade, possui mecanismos que possibilitam a avaliação do impacto e do crescimento de determinadas publicações de um grupo por meio de gráficos que permitem a mensurar sua evolução na visualização na rede social. Este tipo de ferramenta também é interessante, pois possibilita que o grupo tenha uma orientação de nível de divulgação científica através das redes sociais estão sendo positivas ou negativas, permitindo também ter uma percepção de quanto foi a abrangência de visualização de um determinado assunto. Com isto, este estudo elegeu a ferramenta Facebook para avaliar a capacidade de dissipação e divulgação de informações de teor científico promovidos por grupos de pesquisa e verificar o potencial de impacto de tais informações frente ao interesse social. Os resultados obtidos demonstram resultados bastante positivos na divulgação científica por meio das redes sociais, assim possibilitando que a informação científica possa através de ferramenta de fácil acesso via redes sociais possa popular a ciência e ser útil a sociedade como um todo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rts.v17n48.12431
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.