A pandemia da COVID-19 como questão sociocientífica: aportes do Instituto NUTES para professores e estudantes da educação básica

Isabel Gomes Rodrigues Martins, Marcelo Borges Rocha, Maria Angélica Mejia-Caceres, Pedro Miguel Marques da Costa, Sandra Lopes Machado

Resumo


Este trabalho trata a pandemia da Covid19 na perspectiva da abordagem das  Questões Sócio-científicas. Para tanto, problematiza seus aspectos conceituais, históricos, econômicos, sócio-políticos etc. numa perspectiva contextualizada e interdisciplinar na elaboração de um página. Mobilizou um grupo de docentes e estudantes de graduação e pós-graduação que analisou controvérsias, fake news, definiu critérios para seleção de materiais, e propôs perguntas motivadoras e atividades educativas na produção de uma página web dirigida a professores de ciências da educação básica, que esclarece aspectos relacionados à pandemia e dá suporte para abordagens curriculares do tema em tempos de isolamento social.


Palavras-chave


Questões sócio-científicas; Covid-19; Educação em ciências; Controvérsia

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v16n44.12236

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr