Desafios dos professores durante o distanciamento social devido à pandemia da COVID-19: uma proposta para o ensino de física utilizando videoanálise

Giulio Domenico Bordin, Marcus Peres, Jorge Alberto Lenz, Arandi Ginane Bezerra Jr

Resumo


O ano de 2020 fica marcado na história com a pandemia da COVID-19. O isolamento social é a medida de segurança sanitária adotada mundialmente e que afeta diversas áreas da sociedade. No contexto educacional, as propostas dão ênfase ao ensino remoto e, no caso da disciplina de Física, é importante buscar formas de possibilitar acesso a aulas com viés experimental. Neste sentido, propomos a inserção de atividades baseadas na videoanálise, por meio do software Tracker, para estruturar oficinas de Mecânica. Estas oficinas consistem na organização de atividades experimentais elaboradas e aplicadas previamente, como fio condutor para o estudo realizado pelos estudantes. O trabalho dialoga com os referenciais das Tecnologias de Informação e Comunicação, da Modelagem Científica, e de Ciência, Tecnologia e Sociedade. O principal objetivo é apresentar uma ferramenta útil e contribuir com modelos de aulas possíveis e factíveis, oferecendo suporte para as necessidades educacionais atuais.


Palavras-chave


Videoanálise; Ensino de Física; COVID-19; Práticas Experimentais

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DOI: 10.3895/rts.v16n43.12186

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