Extensão universitária e formação sociotécnica: estratégias para a graduação em Sistemas de Informação

Isabel Cafezeiro, Leonardo Cruz da Costa

Resumo


Este artigo objetiva analisar a importância da extensão universitária e da abordagem sociotécnica na configuração do campo de Sistemas de Informação. A metodologia adotada consistiu em alinhavar a história de formação da Ciência da Computação e seu sub-campo Sistemas de Informação com os estudos de currículos sob a luz de Teorias Críticas.  Além disso, é apresentado um estudo de caso abordando a disciplina Computação e Sociedade. Como principal resultado este artigo justifica a importância da atividade de extensão na efetivação da abordagem sociotécnica. Por fim, com base na conjuntura do campo de Sistemas de Informação, são elaboradas algumas reflexões acerca da exigência do Plano Nacional de Educação de que, até 2024, todo curso de graduação incorpore ao seu currículo 10% da carga horária em extensão.


Palavras-chave


Sistemas de Informação; Extensão Universitária; Plano Nacional de Educação

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DOI: 10.3895/rts.v17n46.11570

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