Uma proposta de métricas para produtos do conhecimento em organizações da indústria de software
Resumo
Na indústria de software é abundante a produção de conhecimento ao longo de um projeto. Desse modo, essa indústria explicita e armazena o conteúdo desses projetos em produtos do conhecimento, como, vídeos, poadcasts e imagens. Nesse cenário, a Gestão do conhecimento (GC) torna-se um apoio para estruturar os produtos do conhecimento. No entanto, tais produtos do conhecimento necessitam de medidas, métricas e indicadores para verificar a importância para a organização. Portanto, o objetivo desta pesquisa é propor métricas para produtos do conhecimento em organizações da indústria de software que utilizam processos da GC. Assim, realizou-se entrevistas semiestruturadas com três gerentes de projeto do setor de software. Os resultados apontaram para três achados: reconhecimento da importância e desejo de utilização de métricas e indicadores acerca dos produtos do conhecimento, monitoração dos produtos do conhecimento e benefícios a longo prazo da utilização dos produtos do conhecimento.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rts.v16n42.10041
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.