Uma proposta de métricas para produtos do conhecimento em organizações da indústria de software

Gisele Caroline Urbano Lourenço, Mariana Oliveira, Steffi Aline Stark Becker, Nelson Tenório

Resumo


Na indústria de software é abundante a produção de conhecimento ao longo de um projeto. Desse modo, essa indústria explicita e armazena o conteúdo desses projetos em produtos do conhecimento, como, vídeos, poadcasts e imagens. Nesse cenário, a Gestão do conhecimento (GC) torna-se um apoio para estruturar os produtos do conhecimento. No entanto, tais produtos do conhecimento necessitam de medidas, métricas e indicadores para verificar a importância para a organização. Portanto, o objetivo desta pesquisa é propor métricas para produtos do conhecimento em organizações da indústria de software que utilizam processos da GC. Assim, realizou-se entrevistas semiestruturadas com três gerentes de projeto do setor de software. Os resultados apontaram para três achados: reconhecimento da importância e desejo de utilização de métricas e indicadores acerca dos produtos do conhecimento, monitoração dos produtos do conhecimento e benefícios a longo prazo da utilização dos produtos do conhecimento.


Palavras-chave


Organização; Gestão do Conhecimento; Tecnologia da Informação;

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v16n42.10041

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr