Estratégias para a formação de profissionais com competência para identificar oportunidades tecnológicas
Resumo
Num ambiente onde a velocidade de mudanças ( tecnológicas, econômicas e sociais) é cada vez maior, passa a ter, de forma crescente, maior importância a responsabilidade do setor educacional em dar resposta efetiva a sociedade na formação de profissionais não apenas contemporâneos com o conhecimento estabelecido, mas além deste paradigma, que possam ter competências para antecipar-se às demandas tecnológicas e sociais. E preciso e urgente a alteração da postura universitária relativamente à sua atuação na cooperação universidade-empresa, assim como, quanto aos modelos pedagógicos adotados. Este artigo trata da visão das tendências articuladas pelas forças econômicas e tecnológicas predominantes num mundo globalizado e suas implicações no cenário educacional. Focaliza uma proposta de estratégia a ser adotada pelas instituições de ensino no tratamento de suas políticas de capacitação docente e nas suas diretrizes curriculares para posicionar-se em condições de realizar uma profunda remodelação de seus conceitos de formação profissional (e as correlatas implicações nas políticas de pesquisa e extensão), visando dar resposta social no novo cenário mundial.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.