Um laboratório de iniciação científica como ferramenta pedagógica no ensino tecnológico

Dálcio Roberto dos Reis

Resumo


Procura-se mostrar neste texto, inicialmente, a importância da realização de pesquisas científicas, como fator decisivo para o desenvolvimento nacional. Em seguida, discute-se a necessidade de criação de métodos e estruturas de ensino, entre as quais a pesquisa usada como ferramenta pedagógica. Na sequência, foca-se o aluno como agente pesquisador, concluindo que sua atitude passiva de observador deve ser relegada a segundo plano e passe a ser instrumento de transformação. Conclui-se enfatizando que a criação de um Laboratório de Iniciação Científica é objeto de alta prioridade em Instituições de Ensino Tecnológico.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr