Utilização de células a combustível em automóveis como sistema de propulsão alternativo ao motor de combustão interna

Diogo Adamy Barreto, Glaucio Vanderlei dos Santos, Admilson Teixeira Franco, Cássia Maria Lie Ugaya, Marco Aurélio de Carvalho

Resumo


O presente artigo aborda a tecnologia envolvida nas Células a Combustível (CaCs), investigando sua utilização em automóveis como um sistema de propulsão alternativo ao motor de combustão interna convencional. Para tanto, foram revisados os principais tipos de Células a Combustível em desenvolvimento atualmente, dando-se uma maior ênfase à célula do tipo membrana polimérica - PEMFC - a qual, devido às suas características técnicas e econômicas, é a que melhor se enquadra nos quesitos necessários à substituição do motor à combustão interna atual. Com o propósito de caracterizar a tecnologia da CaC, foram comparados, para todos os tipos de células apresentadas, os atuais estágios de desenvolvimento tecnológico, princípios de funcionamento, materiais comumente utilizados e as suas vantagens e desvantagens técnicas e econômicas. De posse desses dados, foi possível fazer a comparação entre a utilização de CaCs em veículos automotivos com os atuais motores de combustão interna convencionais. Através de uma consulta à especialistas da área de CaCs e com o auxílio de ferramentas de prospecção tecnológica, foram elaborados cenários para a utilização de CaCs em substituição ao motor de combustão interna, buscando-se prever como e quando esta nova tecnologia estaria técnica e comercialmente disponível e quais países seriam os pioneiros em ter uma frota de veículos a CaC trafegando em seu território.


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