Concepção de plataforma modular durante a etapa conceitual do desenvolvimento de produtos

Fábio Ribeiro de Camargo, Carlos Cziulik

Resumo


O desenvolvimento de produtos com a utilização de plataformas modulares, estabelecido como estratégia organizacional, conduz a uma poderosa vantagem competitiva, devido entre outras razões à redução de custos, ao maior número de variações e opções de produtos para o consumidor e à redução do tempo para o lançamento. Contudo, esta estratégia, quase sempre, está direcionada para a etapa de definição da arquitetura do produto, i.e. durante a fase preliminar de projeto, a qual, muitas vezes, gera um conflito entre a redução de custos e a diferenciação de produtos. Este artigo explora e discute, por meio da revisão da literatura, modelos que podem ser utilizados para a elaboração de plataforma modular de produtos, ainda na fase conceitual de projeto e a construção de estruturas funcionais para produtos modulares e, assim, utilizar todos os benefícios da modularidade.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr