A contribuição de princípios e conceitos de vanguarda na construção do pensamento estratégico moderno: o caso e a complexidade auxiliando na gestão da mudança

Ana Claudia Ferreira

Resumo


Dentre as dez escolas de pensamento estratégico apontadas por Henry Mintzberg et al (2000), a Escola da Configuração surge como conciliadora e integradora, na medida em que aborda a mensagem principal de cada uma das demais escolas no momento certo para a sua utilização, aproveitando os tradicionais ciclos de estabilidade e mudança que assolam todas as organizações. Uma observação orientada por reflexões analíticas (associações e relações entre as partes) e mudanças na perspectiva do observador (expectativas, opiniões, preconceitos e conjeturas) permite que sejam definidos níveis de relação entre alguns conceitos e princípios, apresentados por teorias científicas de vanguarda, e as premissas da Escola da Configuração. O resultado final desta avaliação objetiva uma medida de fácil compreensão a respeito das contribuições que as teorias científicas de vanguarda podem oferecer ao desenvolvimento de estratégias nas organizações em geral.


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