Ensino da língua inglesa na educação básica do Brasil e do Chile: estudo comparativo

Guilherme Magri da Rocha, Tamires Vieira Pinheiro de Castro

Resumo


Esta contribuição tem como objetivo apresentar um estudo comparativo acerca do ensino de inglês como língua estrangeira nas escolas públicas brasileiras e chilenas. Elegemos o Chile para este estudo porque o país atingiu os melhores índices do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) em 2014 em relação aos demais países da América Latina. Para atingir nosso objetivo, foram pesquisados dados bibliográficos quantitativos relativos à avaliação do ensino nestes países, bem como pesquisas, artigos científicos e websites que nos permitiram compará-los em relação ao sistema educacional e ao ensino de inglês. Entre as fontes consultadas destacamos a obra O Ensino de Inglês na Educação Pública Brasileira (British Council, 2015) e a sessão plenária “Vinte anos de desenvolvimento curricular no Chile”, proferida por Max Moder no II Forum de Língua Inglesa, evento promovido pelo Conselho Britânico em 2016 e disponível online. A discussão dos dados coletados revela que há necessidade de mudanças no sistema educacional de ambos os países e apontam que o Brasil precisa/deve aumentar a quantidade das aulas de LE e melhorar sua qualidade, incentivando os alunos e, os motivando a se interessar pela disciplina.


Palavras-chave


Língua inglesa; Ensino; Educação Básica

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rl.v21n35.9331

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr